“Há funcionários que, desde Janeiro, mudaram de escalão, progrediram na carreira e não viram o seu vencimento actualizado”, denuncia o Sindicato dos Funcionários Judiciais.
Há dez meses que o Ministério da Justiça não actualiza os salários dos funcionários judiciais que subiram legalmente de escalão. A denúncia é feita por Fernando Jorge, do sindicato destes trabalhadores.

"É uma situação, mais do que inaceitável, vergonhosa", diz sindicato

“É uma situação que, mais do que inaceitável, eu diria que é vergonhosa para a própria direcção-geral e para o Ministério, uma vez que há funcionários que, desde Janeiro – portanto, quase a fazer um ano – mudaram de escalão, progrediram na carreira e não viram o seu vencimento actualizado em conformidade com essa mudança. Todos aqueles que mudaram de escalão este ano, até ao actual mês de Outubro, ainda não viram a sua situação remuneratória regularizada”, acusa o sindicalista.

Para esta quarta-feira está marcada uma reunião entre o Sindicato dos Funcionários Judiciais e o Ministério da Justiça. Embora o objectivo do encontro seja discutir o Orçamento do Estado para 2011, o atraso no pagamento das actualizações não deverá passar ao lado das conversações.

A Renascença já confrontou o Ministério de Alberto Martins com o caso, mas não obteve qualquer resposta ou esclarecimento. Quanto ao Sindicato dos Funcionários Judiciais, diz que a tutela vai respondendo sempre o mesmo: “é sempre os problemas do programa informático”, afirma Fernando Jorge.

Fernando Jorge sugere utilização dos Magalhães para resolver problema

“Ora, até o Presidente Chavez vem cá buscar os Magalhães, porque são muito úteis lá na Venezuela. Se calhar, valeria a pena oferecer um Magalhães também à direcção-geral ou ao Ministério da Justiça, porque atrasos de programas informáticos para processar vencimentos desde Janeiro, eu julgo que nem na Venezuela deve haver!”, critica ainda o sindicalista.

in RR